Em um recente texto publicado, Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, abordou a delicada relação entre a política dos Estados Unidos e o mercado de criptomoedas. Ele ressaltou que a comunidade cripto não deve se envolver tanto nesse debate, lembrando que o movimento cypherpunk foi fundamental para o surgimento das tecnologias descentralizadas. Buterin destacou que o Bitcoin, por exemplo, é um reflexo desse movimento de luta contra a centralização imposta por governos e bancos.
Além disso, Vitalik Buterin alertou para o perigo de escolher políticos apenas por serem a favor das criptomoedas, citando a Rússia como um exemplo controverso. Ele enfatizou a importância de avaliar a conduta dos candidatos ao longo de pelo menos cinco anos, pois muitos que se apresentam como defensores do mercado de criptomoedas hoje podem ter sido críticos no passado. Buterin expressou preocupação com as mudanças de postura nesse setor que preza pela liberdade financeira e que tem enfrentado regulações nos últimos anos.
Por fim, o fundador do Ethereum provocou os leitores a refletirem sobre a postura dos políticos e destacou que ser “pró-cripto” é apenas um dos aspectos a ser considerado nas eleições. Ele ressaltou a importância de alinhar os valores dos candidatos com uma visão positiva e de longo prazo, além de alertar sobre possíveis “falsos profetas” que podem estar buscando apoio eleitoral. Mesmo sem tomar partido em relação a políticos específicos, Vitalik Buterin defendeu a necessidade de uma mentalidade correta e preocupações que vão além do curto prazo para a evolução do mundo.