O Nubank surpreendeu seus mais de 100 milhões de clientes na América Latina ao anunciar a suspensão da venda de sua criptomoeda própria, a Nucoin. Lançada em março de 2023, a Nucoin seguia um programa de fidelidade em níveis, onde os clientes podiam acumular a moeda com base em suas compras realizadas com cartão de crédito ou débito no banco. No entanto, o banco digital decidiu reformular o programa, suspendendo a compra e venda da criptomoeda de forma definitiva em 15 dias.
Em um comunicado enviado aos 16 milhões de clientes que possuem Nucoin, o Nubank explicou que a decisão foi tomada para oferecer ainda mais vantagens e formas de uso da moeda. Além disso, os clientes que possuem quantidades significativas da criptomoeda poderão solicitar o descongelamento dos valores para resgate, podendo trocar por Bitcoin ou USDC. Aqueles que desejarem manter suas Nucoins ainda terão a opção de utilizá-las para obter benefícios no próprio banco.
Apesar das mudanças, alguns clientes já começaram a reclamar do fim do programa no Reclame Aqui. Relatos de investidores insatisfeitos com a suspensão da compra e venda da Nucoin já estão circulando na plataforma. Mesmo com a polêmica gerada, o Nubank ainda não respondeu oficialmente às críticas dos clientes, deixando uma incerteza quanto ao futuro do programa de criptomoedas do banco.