Nesta sexta-feira (19), a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade pública federal ligada ao Ministério da Cultura, sediará um debate sobre criptomoedas, o Pix e Drex. Diversos acadêmicos universitários estarão presentes para discutir os meios de pagamento e compartilhar suas perspectivas sobre esses temas. Aqueles que comparecerem pessoalmente à Sala de Cursos do museu terão a oportunidade de receber certificados.
O Brasil tem se destacado na digitalização dos meios de pagamento na América Latina, principalmente com o sucesso do Pix, que se tornou uma expressão comum no dia a dia do país. Com a crescente popularidade do Pix, surge a necessidade de pensar em sua evolução, considerando novas formas de pagamento, como parcelados, offline e internacionais. Além disso, as criptomoedas, especialmente o Bitcoin, estão ganhando cada vez mais destaque, com a tecnologia blockchain sendo integrada ao sistema financeiro tradicional.
O evento contará com especialistas renomados, como Rafael Biachini do Bacen/FGV-SP, Emílio Chernavky (EPPGG), Daniel Kosinski (UERJ), Paula Sarno (UFF) e Luiz Machayba (UFRJ). A palestra do Ciclo Políticas Públicas Inovadoras sobre o Pix, Drex e Criptoativos: Economia e pagamentos digitais está marcada para acontecer no dia 19 de julho de 2024, das 14h30 às 17h30, na Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC, localizada na Rua São Clemente 134, em Botafogo. Os participantes terão a oportunidade de receber certificados, e o evento também será transmitido ao vivo pelo Canal YouTube da FCRB.