Desenvolvedores apresentam solução contra ataques quânticos ao Bitcoin
Desenvolvedores começaram a apresentar soluções de segurança para o Bitcoin em relação a ataques quânticos. Segundo documento publicado há duas semanas, a proposta intitulada “QuBit — P2QRH spending rules” apresenta um novo tipo de endereço mais robusto.
O texto aponta que existem 1 a 2 milhões de bitcoins (R$ 367 bilhões a R$ 735 bilhões) vulneráveis a esse ataque. Tais moedas estão ligadas à mineração em sua primeira Era, enviadas para endereços P2PK (Pay to Public Key), considerados os menos seguros.
Tal BIP (sigla inglesa para Proposta de Melhoria do Bitcoin) ainda não tem número por ser um rascunho, mas está sendo chamada de “QuBit – P2QRH spending rules”. A solução apresenta um novo tipo de endereço, cuja segurança é resistente a computação quântica.
Por que os desenvolvedores estão preocupados com a computação quântica?
As conversas sobre a chegada de computadores quânticos e suas consequências é antiga. Segundo as palavras de Hunter Beast, autor do BIP em questão, a motivação é ter um consenso sobre a escolha de um novo algorítimo de assinatura no caso de uma “emergência quântica”.
Em e-mail enviado a outros desenvolvedores, ele destaca que as implementações no Bitcoin são lentas e, justamente por isso, já é melhor adiantar as propostas.