A Comissão de Valores Mobiliários do Chipre (CySEC) está tomando medidas para a transição do Mercado de Criptoativos (MiCA) na União Europeia, suspendendo aplicações de provedores de serviços de criptoativos (CASPs). A CySEC informou que as regulamentações comuns do MiCA estarão em vigor até 30 de dezembro, e que CASPs que conseguirem se registrar sob a legislação nacional antes desse prazo poderão continuar operando até 2026.
A CySEC destacou que os CASPs serão submetidos aos Padrões Técnicos Regulamentares e de Implementação da Comissão Europeia juntamente com a entrada em vigor do MiCA. Para se preparar para as mudanças, a CySEC recomendou que as partes interessadas consultem os Padrões Técnicos Preliminares emitidos pela Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e Mercados (ESMA).
Outros reguladores, como a Autoridade dos Mercados Financeiros da Holanda, já estão investigando potenciais esquemas de manipulação de mercado antes da transição para o MiCA. A ESMA propôs auditorias de cibersegurança e verificações de antecedentes para os CASPs. O regulamento MiCA foi aprovado pelo Parlamento Europeu em abril de 2023, com partes relacionadas às stablecoins entrando em vigor em junho.