O economista e libertário brasileiro, Paulo Kogos, defende que o bitcoin é uma forma eficaz de proteção contra o governo estatal e seus possíveis confiscos monetários. Em uma participação no Tubacast no YouTube, ele expôs sua visão sobre a moeda digital, após um debate com o trader Luiz Fernando Roxo. Kogos, que é candidato a vereador nas eleições de 2024 em São Paulo, acredita que o bitcoin é uma ferramenta importante para se resguardar da “sanha do governo”.
Antes de abordar questões de investimento em ativos financeiros, Paulo Kogos enfatizou a importância de poupar e se aperfeiçoar individualmente. Segundo ele, no cenário ideal, o ouro e commodities seriam as escolhas preferenciais. No entanto, ele reconhece que o Bitcoin desempenha um papel fundamental como proteção contra as ações do governo, que ele descreve como uma “gangue institucionalizada que vive do confisco dos nossos ativos”. Kogos não se considera um maximalista das criptomoedas, concordando com a diversificação de portfólio proposta por Luis Fernando Roxo.
Para Paulo Kogos, o ouro e os metais preciosos representam as verdadeiras moedas, baseando-se no teorema da regressão de Ludwig von Mises. Ele destaca que esses ativos têm um uso não monetário e são commodities de valor real. Ao considerar uma carteira de investimentos ideal, Kogos sugere incluir bitcoin para proteção contra confisco, commodities para rentabilidade e dividendos de ações para garantir a liquidez do dinheiro. A visão do economista e libertário reforça a importância de escolhas estratégicas diante do cenário econômico atual.