O Banco Central do Brasil (BC) divulgou recentemente a lista de projetos selecionados, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para a segunda fase de testes da plataforma Piloto Drex. Essa etapa incluirá o teste da implementação de serviços financeiros por meio de smart contracts geridos por terceiros participantes. Os temas selecionados serão desenvolvidos nas próximas semanas, com foco na governança dos novos serviços e na interação das soluções de privacidade.
O Comitê Executivo de Gestão do Piloto Drex optou por agregar os casos de uso em 13 temas, sendo 11 de responsabilidade do BC e 2 da CVM. Entre os temas selecionados estão a cessão de recebíveis, financiamento de operações de comércio internacional e transações com ativos do agronegócio. Durante o terceiro trimestre de 2024, o BC abrirá a chamada para novas propostas de entidades interessadas em participar do Piloto Drex, com a expectativa de que os selecionados testem a implementação de smart contracts até o primeiro semestre de 2025.
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, anunciou novidades na agenda de desenvolvimento digital, incluindo a integração de inteligência artificial e monetização de dados ao lado do Pix, Drex e Open Finance, além da internacionalização da moeda. Esses trabalhos já estão em andamento e prometem trazer avanços significativos para o setor financeiro nos próximos anos.