Um novo projeto chamado Babylon está causando um aumento nas taxas de rede do Bitcoin, que atingiram mais de R$ 700 por transação. O objetivo do Babylon é gerar dividendos para os investidores de Bitcoin por meio do staking da criptomoeda, fornecendo segurança para projetos que utilizam o modelo Proof-of-Stake (PoS). O paper publicado pela equipe do Babylon explica que o staking de Bitcoin permite aos detentores da moeda aumentar a segurança das redes PoS e, ao mesmo tempo, obter dividendos.
Com um limite inicial de 1.000 bitcoins, o Babylon está dando prioridade aos investidores que chegarem primeiro, o que levou as taxas de transação do Bitcoin a atingirem R$ 720. A agitação na rede foi comparável ao lançamento dos Runes em abril, com taxas subindo de 8 sat/vbyte para 1.557 sat/vB em blocos subsequentes. O projeto Babylon visa integrar o Bitcoin à economia PoS, fornecendo segurança para blockchains como Polkadot, Solana, Ethereum e XRP.
Desenvolvedores do Babylon afirmam que o projeto visa resolver a dificuldade de atrair capital para cadeias PoS, como no caso da Cosmos, que apresenta altas inflações anuais. O staking de Bitcoin oferecido pelo Babylon permitiria aos detentores da criptomoeda obter dividendos ao fornecer segurança para redes PoS, em vez de usar a moeda nativa de cada protocolo. Mesmo com o limite de 1.000 bitcoins atingido, a ideia do Babylon pode gerar mais demanda para o BTC, proporcionando um novo caso de uso para a criptomoeda.

